Capacitor SMD
Sobre o produto
O capacitor SMD é utilizado em todo tipo de equipamento eletrônico. O material dielétrico deste capacitor pode ser de cerâmica, tântalo, entre outros. Por serem muito pequenos, geralmente são montados nos circuitos por robôs. Ele não possui terminais, este componente é de montagem em superfície.
O funcionamento dos capacitores SMD é similar ao dos outros capacitores, a única diferença é o encapsulamento destes componentes.
Componentes SMD possuem apenas pequenos contatos ou pequenos pininhos para serem soldados diretamente nas extremidades das trilhas de cobre, o que reduz muito o tamanho do componente e o espaço ocupado por ele na placa de circuito. Componentes SMD também são chamados de “componentes discretos”, devido a serem muito miúdos.
Capacitor Eletrolítico
Um modelo básico de capacitor possui duas placas condutoras chamada também como armaduras, que são separadas por um material dielétrico. Em resumo, são dois materiais metálicos, e entre eles existe um outro material que é isolante.
Capacitor Cerâmico
Ele consiste em um disco de cerâmica (material dielétrico), com duas fitas metálicas em cada uma das suas faces. Eles não possuem polaridade definida, e são usados em circuitos de alta frequência, onde as perdas precisam ser mínimas e a estabilidade da capacitância é fundamental.
Capacitor Tântalo
O capacitor tântalo é utilizado para substituir os capacitores eletrolíticos quando se quer minimizar o circuito. Seu material dielétrico é o Óxido de Tântalo, tem baixa corrente de fuga, e uma vida útil geralmente maior do que de outros eletrolíticos