Optoacoplador

Sobre o produto

O optoacoplador ou acoplador óptico se trata de um dispositivo em forma de circuito integrado que transmite sinais sem contato direto. Em seu interior, temos um fototransistor e um diodo emissor de luz posicionados para que um induza o outro. Desta forma, o fototransistor é acionado quando o LED é ligado, proporcionando a enorme vantagem do acoplador óptico que é comutar dois circuitos de maneira isolada. Como não existe contato entre os dois componentes, o isolamento entre os dois é teoricamente infinito.

Principais características

Os optoacopladores são bastante utilizados para proteger circuitos sensíveis tanto quanto os que utilizam microcontroladores PICs e PICAXE. Geralmente, por possuir uma velocidade maior de comutação e ausência de rebotes, são capazes de substituir com vantagens várias aplicações com relés. Em seu interior, temos um fototransistor e um diodo emissor de luz posicionados para que um induza o outro. Assim, o fototransistor é acionado quando o LED é ligado proporcionando a enorme vantagem do acoplador óptico, comutar dois circuitos de maneira isolada.
Em conclusão, existe uma infinidade de aplicações práticas para os optoacopladores em circuitos analógicos e de corrente contínua. Eles são principalmente indicados quando se deseja transferir sinais de uma etapa para outra sem contacto elétrico. Isso pode ser importante tanto em casos em que se deseja segurança, isolando os potenciais elevados de uma das etapas de um circuito ou ainda quando se deseja uma maior imunidade aos ruídos.

Regulador de Tensão

Mantém a tensão de saída estabilizada mesmo quando há variações na tensão de entrada ou na corrente de saída.

Memórias

As memórias são um dos principais componentes da eletrônica digital sequencial , como também dos circuitos microprocessados ou microcontrolados. 

Microcontrolador

Se trata de um dispositivo em forma de circuito integrado que transmite sinais sem contato direto.

Tire suas dúvidas:

Se inscreva na nossa newsletter