Microcontrolador

Sobre o produto

O microcontrolador nada mais é do que um chip de circuito integrado único, sua estrutura interna apresenta um processador, bem como circuitos de memória e periféricos de entrada e saída que podem ser programados. É muito habitual ver as pessoas chamando-os de “computadores compactos”.

Diferença entre microcontrolador e microprocessador

O microcontrolador possui um sistema composto por CPU, memória, periféricos e inúmeros outros componentes (sendo um computador em forma de chip), o microprocessador seria apenas a primeira parte dessa combinação, ou seja, o cérebro. Sendo o responsável por processar os dados de maneira lógica.
Os microcontroladores se distinguem dos processadores, pois além dos componentes lógicos e aritméticos usuais de um microprocessador de uso geral, o microcontrolador integra elementos extras em sua estrutura interna, por exemplo:
– Memória somente de leitura para armazenamento de programas,
– Memória de leitura e escrita para armazenamento de dados,
– EEPROM para armazenamento permanente de dados,
– Dispositivos periféricos como conversores analógico/digitais (ADC), conversores digitais/analógicos (DAC), Portas de entrada e Saída digitais(I/O) para propósito geral.

Optoacoplador

Se trata de um dispositivo em forma de circuito integrado que transmite sinais sem contato direto.

Regulador de Tensão

Mantém a tensão de saída estabilizada mesmo quando há variações na tensão de entrada ou na corrente de saída.

Memórias

As memórias são um dos principais componentes da eletrônica digital sequencial , como também dos circuitos microprocessados ou microcontrolados. 

Tire suas dúvidas:

Se inscreva na nossa newsletter