Diodo Zener
Sobre o produto
O diodo zener, também conhecido como diodo regulador de tensão, diodo de tensão constante, diodo de ruptura ou diodo de condução reversa, recebe este nome em referência ao físico americano Clarence Melvin Zener que foi o primeiro a explicar que o mecanismo de ruptura de isoladores elétricos são um tipo de diodo, que diferentemente da maioria das aplicações para os diodos que operam na região de condução, ele opera sempre polarizado reversamente.
Principais características
Enquanto a tensão reversa está menor do que a tensão de ruptura, nada de diferente acontece, identificando um diodo convencional, porém, quando a tensão reversa se aproxima de um valor que necessita do diodo que está sendo analisado, este diodo conduz e passa corrente elétrica por ele, sendo que esta corrente só é limitada pelo valor de resistências externas.
Neste contexto, ainda que a tensão reversa no diodo tente ser elevada acima do valor da tensão zener, isto não será possível. Entretanto, se a corrente aumentar muito, a dissipação de potência no diodo aumentará, fazendo com que o dispositivo chegue ao seu ponto de destruição, principalmente devido ao efeito joule.
O diodo zener, operando reversamente, conserva o valor da tensão máxima entre seus terminais em um valor constante, conhecida como tensão do diodo zener, mas se ele for polarizado de maneira direta ele irá se comportar como um diodo retificador comum.
Diodo SMD
É um componente fabricado com materiais cristalinos semicondutores que possui junções P-N internas conectadas em dois terminais. O menor tamanho do diodo SMD tradicional traz como benefício a maior velocidade de transmissão dos sinais elétricos com a menor perda possível.
Diodo Retificador
O diodo retificador é o mais utilizado na eletrônica porque atende a maioria das aplicações usadas em projetos que necessitam converter sinais em corrente alternada para corrente contínua.