Família CMOS
Sobre o produto
CMOS ou C-MOS é a sigla de complementary metal-oxide-semiconductor, ela é uma tecnologia para a construção de circuitos integrados muito usada em microprocessadores, microcontroladores, Memórias RAM e outros circuitos Digitais. A tecnologia CMOS também é usado para vários circuitos analógicos como os sensores de imagem, conversores de dados e transceptores para muitos tipos de comunicação.
Principais características
Existem características relevantes e importantes nos dispositivos CMOS como a baixa imunidade á estáticos e baixo consumo de energia . Como um dos transistores do par está sempre desligado, a combinação em série consome energia significativa apenas momentaneamente durante a alternância entre estados ligado e desligado (on/off). Consequentemente, os dispositivos CMOS não produzem tanto calor como outras formas de lógica, por exemplo a TTL , que normalmente consome corrente mesmo quando em repouso.
A tecnologia CMOS também permite uma alta densidade de funções lógicas em um único chip. Foi principalmente por esta razão que se tornou a tecnologia mais usada para ser aplicado em VLSI, ( Very-large-scale integration ), é o processo de criação de circuitos integrados através da combinação de milhares de transistores em um único chip.
Com mais tensão a carga é mais rápida e isso nos leva a uma característica muito importante dos circuitos CMOS digitais que deve ser levada em conta em qualquer aplicação: com maior tensão de alimentação os circuitos integrados CMOS são mais rápidos.
Desta forma, enquanto que nos manuais de circuitos integrados TTL encontramos uma velocidade máxima única de operação para cada tipo (mesmo porque sua tensão de alimentação é fixa de 5 volts), nos manuais CMOS encontramos as velocidades associadas às tensões de alimentação (já que os circuitos integrados CMOS podem ser alimentados por uma ampla faixa de tensões).
Regulador de Tensão
Mantém a tensão de saída estabilizada mesmo quando há variações na tensão de entrada ou na corrente de saída.
Microcontrolador
Se trata de um dispositivo em forma de circuito integrado que transmite sinais sem contato direto.
Memórias
As memórias são um dos principais componentes da eletrônica digital sequencial , como também dos circuitos microprocessados ou microcontrolados.