Família TTL
Sobre o produto
TTL é a sigla de Transistor–transistor logic (Lógica transistor-transistor), é uma classe de circuitos digitais construídos a partir de transistores bipolares de junção (BJT) e resistores. Ele é chamado lógica transistor-transistor porque tanto a função lógica de propagação e a função de amplificação são realizadas por transistores. O TTL é derivado do DTL ( lógica transistor diodo) e diferencia da tecnologia CMOS pelo uso de transistores comuns (bipolares) em vez de FETs e Mosfets.
Principais características
Os transistores bipolares que são utilizados nos circuitos TTL possuem vários emissores, chamado de multiemissor, essa tecnologia diminui o número de transistores usados para se fazer uma determinada porta lógica, outra característica é que os circuitos TTL trabalham com tensão de 5 Volts. Os circuitos integrados TTL são notáveis por ter uma ampla gama de utilizações em muitas aplicações, tais como circuitos de controle, computadores, instrumentação, produtos de eletrônica de consumo, etc. Os circuitos integrados TTL oferecem uma grande variedade de portas lógicas, inversores, flip-flops, contadores, driver, decodificador, memória, somador, comparador, registrador, multiplicador, entre outros circuitos.
Uma de suas principais desvantagens é o fato de seu consumo elétrico ser relativamente elevado, por serem construídos com transistores bipolares, que consomem uma boa quantidade de corrente elétrica. Além disso, as portas TTL possuem uma velocidade de operação limitada por conta desses transistores, o que significa que a transição entre um estado lógico 0 (Desligado / OFF) para um estado lógico 1 (Ligado / ON) leva um certo tempo, denominado Atraso de Propagação, o que pode causar impacto negativo caso haja necessidade de alta velocidade de chaveamento entre os níveis lógicos.
Regulador de Tensão
Mantém a tensão de saída estabilizada mesmo quando há variações na tensão de entrada ou na corrente de saída.
Microcontrolador
Se trata de um dispositivo em forma de circuito integrado que transmite sinais sem contato direto.
Optoacoplador
O optoacoplador ou acoplador óptico se trata de um dispositivo em forma de circuito integrado que transmite sinais sem contato direto.